Streaming: o que é isso e por que aplicar na sua empresa?

593

Compartilhe:

Um termo que está bastante em alta e tem sido muito utilizado nos últimos tempos é streaming. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que ele significa e como pode ser utilizado pelas empresas para estreitar as relações com seu público.

Com base nessa realidade, desenvolvemos este post, que explicará o conceito de streaming, como ele pode ser utilizado pelas empresas e os resultados positivos que podem ser obtidos com sua utilização.

Ficou curioso para obter todas essas informações? Então continue a leitura e tire as suas dúvidas sobre o assunto!

O que é streaming e como ele funciona?

Podemos definir streaming como todos os serviços que transmitem áudio e vídeo pela internet, por meio da transferência de dados. Isso quer dizer que o usuário pode ter acesso ao conteúdo sem precisar baixar as mídias em seu computador.

Exemplos clássicos e populares do streaming são os aplicativos Netflix e Spotify, em que podemos ouvir músicas ou assistir a filmes e séries sem ter que fazer o download desses arquivos.

Como utilizar o streaming em empresas?

No meio empresarial, o streaming pode ser utilizado de diversas maneiras, entre elas para transmitir vídeos em treinamentos internos para os funcionários da organização.

Além disso, a empresa pode também ter um canal no YouTube ou fazer pequenos vídeos para mídias sociais como Facebook e Instagram. Dessa forma, conteúdos audiovisuais podem ser utilizados para promover produtos, divulgar eventos, fazer transmissões ao vivo para interagir com os clientes e seguidores etc.

Que resultados as empresas podem obter com essa tecnologia?

A transparência é a alma dos negócios contemporâneos, como destaca o pesquisador Manoel Marcondes Machado Neto, em seu livro “4 Rs das relações públicas plenas”.

Para esse teórico da comunicação, as empresas devem embasar-se em 4 Rs para ter um relacionamento adequado com seu público: reconhecimento, relacionamento, reputação e relevância.

Todos esses quatro pilares podem ser trabalhados em estratégias de transmissão de conteúdo e interatividade por vídeo, em plataformas de streaming que podem ser desenvolvidas pelas organizações, o que fará com que elas conquistem uma relação mais amigável com os seus seguidores.

Como desenvolver uma estratégia de live streaming para as empresas?

O primeiro passo para desenvolver uma estratégia de live streaming empresarial, ou seja, para transmitir vídeos ao vivo por meio de plataformas, é ter um cronograma de conteúdos bem estruturado e planejado.

É possível utilizar vídeos de bastidores da empresa, fazer transmissões de eventos, como lançamentos de novos produtos, compartilhar notícias e novidades, fazer reviews de itens comercializados pela marca etc.

Para que tudo isso seja feito com qualidade, porém, é preciso que a empresa conte com equipamentos de qualidade, como câmeras e microfones que permitam a sincronia perfeita de áudio e vídeo. Somente assim, com uma transmissão adequada, os resultados desejados poderão ser alcançados pela organização.

Conseguiu entender o que é streaming e como você pode aplicar essa tecnologia na sua empresa? Graças ao avanço da tecnologia, as formas de comunicação têm se transformado rapidamente, e é importante acompanhar sua evolução para alcançar sempre os melhores resultados.

Assim como o streaming, a implantação de sistemas audiovisuais pode trazer diversos benefícios para sua empresa. Para saber mais, não deixe de ler também nosso artigo “Conheça os benefícios dos projetos AV para empresas“.

Menu