Contratar profissionais de TI renomados e que possam desenvolver ações de AV nas empresas é um desafio para muitos gestores da área e pessoas responsáveis pelo RH dessas organizações.
Afinal, esses colaboradores têm muita responsabilidade para garantir o sucesso dos eventos empresariais e também da infraestrutura de tecnologia da informação das empresas como um todo, por exemplo. Isso porque houve uma convergência do PRO AV para TI, com essa indústria incorporando o setor de áudio e vídeo.
Mas como garantir, na prática, a contratação de bons profissionais? Reunimos uma série de dicas para você colocar em prática nesse momento. Veja, nos tópicos a seguir!
Divulgue bem as vagas
Fazer uma boa divulgação das vagas para profissionais de TI na empresa é sempre muito importante, tendo em vista que é preciso atrair pessoas capacitadas e qualificadas para essa função.
Deve haver um cuidado especial para que as vagas divulgadas sejam bem completas, contendo informações relevantes, como a formação desejada e as atribuições que o profissional de AV terá. Isso evita que pessoas que não possuem tais habilidades de candidatem à vaga.
Quanto ao anúncio, ele pode ser feito tanto em mídias tradicionais, como as páginas de classificados de um jornal da sua cidade, quanto em mídias digitais, como em grupos de emprego no Facebook, por exemplo.
Realize boas entrevistas
As entrevistas são um momento importante para que você possa conhecer melhor os seus candidatos para as vagas que a sua empresa tem em aberto na área de TI. Você deve perguntar sobre experiências anteriores e os conhecimentos específicos que eles têm na área de AV.
Para avaliar as questões comportamentais, convém que a entrevista seja feita toda ou parcialmente por um psicólogo, que analisará a personalidade de cada candidato.
Demita os maus profissionais
O relacionamento entre colaboradores e empresa precisa ser algo baseado na confiança. Por isso, sempre que você perceber algum problema em relação a um colaborador, deve procurá-lo e propor uma medida que regularize a situação.
Em casos em que você já advertiu um funcionário por ele não estar agindo como se espera e, mesmo assim, não houve melhora, a demissão é o melhor a ser feito.
Familiarize os possíveis colaboradores com a cultura da empresa
É chamado de fit cultural o processo que demonstra quais valores de uma empresa também alicerçam o dia a dia de um possível colaborador. Por isso, é preciso avaliar se os futuros funcionários estão aptos para imergirem na cultura da empresa.
Uma organização muito moderna e que investe sempre em novas tecnologias para exercer o seu trabalho não será o melhor local para uma pessoa que não gosta de descobrir esse tipo de novidade, por exemplo.
Se você seguir essas dicas básicas, acreditamos que terá facilidade em estruturar uma equipe com profissionais de TI e AV que trabalhe sempre em sinergia e em prol do melhor para a sua empresa.
Aproveitando que estamos falando em AV, que tal ler o artigo “Monitor touch interativo para aumentar sua produtividade: como escolher?” e ficar por dentro do assunto?