Há alguns anos a expressão “Huddle Room” ganhou força nas corporações e nos fabricantes que começaram a desenhar produtos para este mercado.
Como chegamos na Huddle Room? Qual o Conceito por trás da Huddle Room?
Uma série de fatores tecnológicos e comportamentais estão no cerne da questão:
1 – Explosão do uso dos dispositivos pessoais como ferramenta de trabalho;
2 – BYOD (Bring your own device) levando os colaboradores a trabalharem fora do ambiente de trabalho, da própria casa, ou na rua, em cafeterias ou qualquer outro lugar através do 3G/4G e internet pública;
3 – Criação de espaços mais descontraídos no ambiente de trabalho;
4 – Constatação que a grande maioria das reuniões acontecem em pequenos grupos de trabalho, no próprio departamento, com até quatro participantes;
5 – Aumento do uso de ferramentas de colaboração de conteúdo associada a migração de aplicativos para dispositivos móveis; (Clickshare Barco, Kramer Via, Crestron AirMedia, Christie Brio).
6 – Uso do Cloud Service para armazenamento e compartilhamento de documentos; (Dropbox, One Drive, Google Drive).
7 – Evolução dos aplicativos de IM para soluções mais robustas que englobam telefonia, conferência de vídeo e voz, e compartilhamento de conteúdo. Por exemplo o Skype For Business (S4B).
8 – As ofertas de soluções cloud para conferências multiponto acessíveis a diversas plataformas operacionais como Microsoft Windows, Apple IoS, Google Android. (VisionsConnected, BlueJeans, Zoom).
9 – Na web o uso de vídeo já supera o uso da escrita e da voz, e esta tendência esta migrando ao ambiente de trabalho forçando o uso da vídeo em todos os níveis hierárquicos.
Estes fatores colaboraram para dar origem as Huddle Rooms com os requisitos específicos que as classificam:
A – Pequenos ambientes com acesso a conferência de voz, conferência de vídeo e compartilhamento de conteúdo.
B – Permitir que as chamadas (de voz e vídeo) dos dispositivos pessoais migrem para os dispositivos das Huddle Room sem perda de continuidade das chamadas.
C – Compartilhar conteúdos de qualquer device (PC, Tablets, Smartphones) sem fio (por Bluetooth ou Wifi) para os devices das Huddle Room (Monitores ou projetores).
D – Integrar as diversas plataformas (PC, Tablets, Smartphones) em uma única plataforma de comunicação integrando os participantes locais a participantes remotos.
E – Simplicidade de uso! “Support Less”!
F – Pode ser uma sala fechada, ou aberta como um ambiente colaborativo. (abaixo alguns exemplos retirados do http://www.yourmspace.com/huddle-spaces-share-outsid e-the-conference-room/)
Foi inspirado nos times esportivos, que se unem em círculo, antes dos jogos para as últimas palavras de incentivo antes do início dos jogos que surgiu o nome Huddle, e estes ambientes de pequenos times de trabalho foram batizados de Huddle Rooms. Associando estes ambientes ao gesto que representa a união, o estar trabalhando junto, em um mesmo time, colaborando uns com os outros.
As Huddle Rooms, inspirada neste conceito de “team work”, são mais de 80% dos ambientes corporativos de reunião. Salas que antes eram desprovidas de tecnologia, ou tinham o básico de uma interface de mesa com um monitor na parede começam a receber a atenção interna de facilities e IT, dos Integradores e dos fabricantes com um conjunto de lançamentos próprios para este mercado.
O que já esta disponível?
1 – Sistemas de transmissão sem fio que permitem a apresentação de conteúdo através de wifi, ou bluetooth.
2 – Sistemas integrados de câmeras (fixa e PTZ) e microfones com cancelamento de eco, ambos USB, elevando a qualidade das chamadas de áudio e vídeo de um PC pessoal para a qualidade de um codec de videoconferência.
3 -Sistemas híbridos, que entregam compartilhamento de conteúdo (apresentações), microfones com cancelamento de eco, câmeras em um único dispositivo com conexão USB. ( Vaddio – linha Easy, Polycom – Linha Trio e Debut, Biamp – Linha Devio, entre outros fabricantes.).
Como projetá-las?
O desenho da solução deve considerar os elementos arquitetônicos, os requisitos de IT, e a solução de áudio e vídeo com o máximo de simplicidade de uso, integrada as ferramentas tecnológicas já disponíveis aos usuários para facilitar e incentivar o uso.
Qual o fator de sucesso?
O principal fator de sucesso na adoção deste modelo virá com as soluções mais integradas ao que já existe no cotiano do usuário, fazendo-o adotar o uso das Huddles Rooms de forma natural e intuitiva.
Cabe ao integrador de sistemas ser o catalisador entre os diversos departamentos envolvidos e principalmente os usuários para entender as demandas (necessidades) e aplicações a fim de apresentar as soluções disponíveis mais indicadas a cada cliente, a cada Huddle Room.
Ricardo Durão é dono e diretor na empresa Solutione “Inteligência Corporativa”, saiba mais sobre ele e sua empresa acessando suas redes sociais.