Como o cancelamento de eco funciona durante uma videoconferência e porque você precisa dele

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Todos nós experimentamos nossa voz ecoando através de alto-falantes de laptop e sala de reunião, ou fones de ouvido, durante uma videoconferência com clientes ou colegas. Mesmo que isso ocorra apenas por alguns segundos, é extremamente perturbador e pode pausar, ou até interromper, o fluxo de uma reunião até o problema ser resolvido. Como a videoconferência se tornou um elemento cada vez mais essencial da comunicação comercial, é importante entender o cancelamento do eco para prevenir ou resolver esse problema.

Por que você precisa de um cancelador de eco?

Um cancelador de eco acústico (AEC) é necessário em ambos os lados da chamada durante uma reunião de vídeo para evitar eco. Quando um dos participantes da conversa -na sala local- começa a falar no microfone, o sinal é transmitido através da rede, de um sistema VOIP ou Internet, o que causará um atraso do sinal. Esse sinal é então transmitido pelos altofalantes na sala do ouvinte -sala remota- e captado pelo microfone desta sala. O sinal atrasado é então transmitido de volta a sala do palestrante original e é ouvido como o eco de sua própria voz. Assim como um feedback, esta é uma situação que inviabiliza uma reunião.

O que o cancelamento de eco faz?

Um cancelador de eco do lado do ouvinte ouve o sinal recebido pelos microfones da sala e o áudio recebido que é enviado para os alto-falantes da sala. Quando percebe que o sinal que está sendo enviado é o mesmo sinal que entrou, ele o cancela eletronicamente para que o sinal não volte aos alto-falantes do palestrante, cancelando assim o eco que aconteceria.

Embora o cancelador de eco do lado do ouvinte beneficie o falador, deve haver um cancelador de eco em ambos os lados para evitar que ambos os lados tenham eco para ter uma reunião full duplex bem sucedida. Se você está ouvindo o eco de sua própria voz, na verdade é a culpa da pessoa no outro lado da chamada porque eles não têm um cancelador de eco em seu sistema, e assim estão essencialmente permitindo que sua voz volte para você.

Acústica da sala e sua influência na efetividade do AEC

Porque a acústica de todos as salas diferem uma das outras, uma solução de AEC que foi projetada para operar em um escritório pode não funcionar corretamente em uma sala de conferência por exemplo. Se um cancelador de eco for eficiente em uma sala e não em outra, é provavelmente devido a um comprimento de cauda do AEC que é muito curto para a segunda sala.

Comprimento da cauda do AEC; O que é isso?

O comprimento da cauda de um AEC é o período de tempo durante o qual ele pode cancelar ecos. O comprimento da cauda do cancelador de eco deve atender aos requisitos da sala em que irá atuar. Isso está diretamente relacionado ao tempo de reverberação da sala. À medida que o tempo de reverberação da sala aumenta, um comprimento de cauda mais longo será necessário naquela sala. Se o tempo de reverberação for muito maior do que o comprimento da cauda, uma quantidade significativa de eco permanecerá audível. No entanto, o excesso de comprimento da cauda não irá melhorar ou degradar o desempenho do cancelador. Existem dois fatores principais que afetam o tempo de reverberação de uma sala. Eles são o tamanho da sala, e os materiais usados para construir paredes e objetos na mesma. A maioria dos sons é absorvida quando atinge paredes ou outras superfícies.

Se forem utilizados materiais que absorvem bem o som (como tapete, cortinas ou ladrilhos acústicos), a reverberação desaparecerá mais rapidamente do que se a sala contiver materiais reflexivos (madeira dura, vidro ou gesso). Se a sala for pequena, as ondas sonoras vão refletir nas paredes com mais freqüência e serão absorvidos mais rapidamente.

T = (N + 1) * d /c

• T é o comprimento da cauda do cancelador de eco

• N é o número de reflexões canceladas

• d é a maior distância entre as paredes

• c é a velocidade do som (343 m/s)

A equação pressupõe que tanto o microfone quanto o alto-falante estão montados na mesma parede (o que é o pior caso em termos de número de reflexões que serão canceladas). Nesse caso, N deve ser um estranho inteiro porque as reflexões pares se afastam do microfone. Por exemplo, considere uma sala de conferência de 3x6x9m com superfícies muito reflexivas que requerem 5 ecos para serem cancelados. Em tal sala, um comprimento de cauda de 6 * 9/343 = 160 ms seria necessário. A Figura 1 mostra como essas reflexões viajariam de um lado para o outro na sala.

Sete coisas para ouvir e ficar atento:

• Echo Residual. Se houver um eco residual excessivo, o som pode ter uma qualidade oca, distante ou pode até haver distintos ecos audíveis. Isto é especialmente percebido durante o modo de recebimento, quando não há um locutor para mascarar o eco. Se isso for devido a um comprimento de cauda curto, o eco residual pode soar atrasado.

• Perda de Convergência. Quando o cancelador de eco perde a convergência, o resultado é um resíduo audível de eco que poderia ser mais alto do que um eco sem cancelador de eco. Isso geralmente é causado quando a máquina confunde uma situação de dupla conversa com um estado de recebimento. Se isso acontecer, o cancelador de eco começa a se adaptar ao discurso do locutor próximo, bem como ao eco, e sai da convergência.

• Uivo. Podem ocorrer ruídos de guincho com tom alterado quando ambas as partes possuem sistemas de alto-falantes e microfones abertos. Isso é causado por uma falta de rejeição de uivado, ou rejeição de uivar que não é trabalhada corretamente.

• Discurso atenuado durante a conversa dupla. Alterações visíveis nos níveis de volume podem ocorrer durante conversa dupla. Isto é causado quando a máquina de estado confunde uma conversa dupla com um estado de recebimento e aplica perda de interruptor (atenua o sinal próximo para reduzir o nível de eco residual).

• Comportamento Half-duplex. Este é basicamente um caso extremo de fala atenuada durante a conversa dupla. E um dos lados é atenuado tanto que torna-se inaudível, sendo impossível para eles interromper o outro lado.

• Discagem cortada ou ruidosa durante a conversa dupla. Distorção muito áspera e irritante pode ser adicionada ao sinal de fala quando o processamento não-linear é aplicado durante a conversação dupla. O discurso pode ser distorcido ao ponto de não ser compreendido. Isso ocorre quando a máquina de estado relata um estado de recebimento durante a conversa dupla.

• Transições do estado audível. Alterações audíveis no nível de ruído de fundo, cliques ou mudanças nos níveis de volume geral podem ser percebidas durante as transições de estado. Isso pode até ocorrer entre palavras ou curtas pausas na fala. Isso é causado por uma máquina de estado que alterna entre estados de forma abrupta ou com muita frequência.

* Por Didiê Cunha, Especialista em Desenvolvimento de Mercado, Som Instalado, da SHURE DO BRASIL

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